SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The teachers' discourse on pediculosis transmission before an educational activityThe adolescent and the hearing loss: the portraited family relations in the test of the drawing in colors of the family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

OLIVEIRA, Franciane Teixeira de  and  BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido. Influência do mobiliário nas atividades lúdicas em escolares com paralisia cerebral. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp. 308-320. ISSN 0104-1282.

Este trabalho analisou o desempenho de alunos com paralisia cerebral espástica durante a realização de atividades em dois tipos de assentos: lona e madeira. Participaram do estudo onze alunos com paralisia cerebral espástica, maiores de seis anos. Foi utilizado um protocolo de tarefas de membros superiores, adaptado para a realidade brasileira, para verificar se o assento utilizado na cadeira influenciava ou não o desempenho manual desses alunos. A coleta de dados realizou-se com os alunos sentados na cadeira com assento de lona, e na cadeira com o assento de madeira. A análise dos dados foi realizada por meio da pontuação das atividades realizadas nos dois assentos. Pôde-se concluir que todos os participantes apresentaram dificuldades na realização das atividades, devido às suas limitações motoras, visto que exigiam movimentos finos, força de preensão e coordenação, para sua realização efetiva. Foi possível observar, também, que a maioria dos participantes obteve maior pontuação no assento de lona. Além disso, pôde ser verificado que a distribuição topográfica da paralisia cerebral influenciou na realização das atividades.

Keywords : Educação especial; paralisia cerebral; mobiliário; adaptação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License