SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Influência do mobiliário nas atividades lúdicas em escolares com paralisia cerebralPrevalência de sintomas depressivos na perimenopausa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

NEUBER, Luciana Maria Biem; DO VALLE, Tania Gracy Martins  e  PALAMIN, Maria Estela Guadagnucci. O adolescente e a deficiência auditiva: as relações familiares retratadas no teste do desenho em cores da família. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp. 321-338. ISSN 0104-1282.

A presente pesquisa tem por finalidade investigar os componentes emocionais e dificuldades envolvidas na dinâmica familiar de adolescentes portadores de deficiência auditiva, visto que a família necessita lidar com os aspectos biopsicossociais da adolescência e da deficiência. Participaram deste estudo oito adolescentes, com idade de doze a dezoito anos, de ambos os sexos, juntamente com seus pais. O Teste do Desenho em Cores da Família - TDCF instrumento utilizado, foi aplicado em todos os participantes da pesquisa, individualmente. Cada indivíduo desenhou sua família, respondendo ao questionário do instrumento. Assim sendo, fundamentada na abordagem sistêmica, foi possível visualizar o contexto familiar na particularidade de cada membro envolvido, bem como o panorama geral da estruturação familiar. Portanto, constatou-se que a deficiência auditiva gera disfunções apresentadas através das dimensões interacionais, tais como comunicação, conflitos, afeição e integração, refletindo nos pais os sentimentos de medo e insegurança, e nos filhos, de repressão e dependência.

Palavras-chave : Adolescente; deficiência auditiva; psicologia; relação familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License