SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3O adolescente e a deficiência auditiva: as relações familiares retratadas no teste do desenho em cores da famíliaA hipotermia como estratégia protetora de encefalopatia hipóxico-isquêmica em recém-nascidos com asfixia perinatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

CALVOSO, Genilda Garcia; CALVOSO JUNIOR, Roberto; REIS, Alberto Olavo Advíncula  e  ALDRIGHI, José Mendes. Prevalência de sintomas depressivos na perimenopausa. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp. 339-345. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: realizar revisão sistemática de estudos de prevalência dos sintomas depressivos na perimenopausa. MÉTODO: A pesquisa foi efetuada a partir das bases de dados MEDLINE e EMBASE. Foram incluídos estudos transversais originais com populações adultas (idade de 40 a 55 anos), no período de 1996 a 2006, que estimaram a prevalência de sintomas depressivos na perimenopausa nos idiomas: inglês, francês, espanhol e português. A seleção dos estudos pela estratégia de busca foi feita de forma independente por dois avaliadores. Foram incluídos os estudos que preencheram os seguintes critérios metodológicos: características epidemiológicas, definições de perimenopausa, instrumentos válidos utilizados para sintomas depressivos. RESULTADOS: Após a avaliação de 1.345 artigos, restaram apenas cinco que caracterizaram uma população de 11.020 mulheres com idades entre 40 e 60 anos. Constatamos que a prevalência de sintomas depressivos na perimenopausa variou entre 19% e 73%. CONCLUSÃO: A presente revisão sistemática mostrou expressiva variação na prevalência de sintomas depressivos na perimenopausa; ademais, não foi possível caracterizar se a sintomatologia depressiva na perimenopausa decorreu exclusivamente de flutuações hormonais observadas neste estágio da vida ou de antecedentes prévios de depressão.

Palavras-chave : Menopausa; transição menopausal; perimenopausa; sintomas depressivos; prevalência; revisão sistemática da literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License