SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Crianças e adolescentes vítimas de queimaduras: caracterização de situações de risco ao desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

NOBRE, Francisco Salviano Sales et al. Análise das oportunidades para o desenvolvimento motor (affordances) em ambientes domésticos no Ceará - Brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.1, pp. 9-18. ISSN 0104-1282.

Existe um consenso na literatura científica sobre a forte influência dos estímulos ambientais no desenvolvimento motor das crianças. O presente trabalho tem como objetivo analisar as oportunidades para o desenvolvimento motor em ambientes domésticos de diferentes níveis socioeconômicos no Estado do Ceará, Brasil. Os dados apresentados no estudo foram colhidos a partir das respostas ao questionário Affordances in the Home Enviroment for Motor Development - AHEMD - 18-42 meses quando se entrevistaram 128 tutores responsáveis por crianças com idade entre 18 e 42 meses. Os resultados do estudo são bastante preocupantes, pois mostram uma prevalência da inadequação das estruturas arquitetônicas das residências favorecedoras do desenvolvimento motor e a inexistência de materiais suficientes ao desenvolvimento da motricidade grossa e fina de crianças. Nota-se a necessidade, segundo os dados apresentados, de que seja avaliado o desenvolvimento motor das crianças para verificar se há uma associação entre as affordances e o desenvolvimento motor, e que haja uma aproximação das áreas de engenharia civil, arquitetura e educação física na busca de soluções para este problema. O estudo sugere, ainda, o surgimento de uma nova área de atuação para os profissionais que lidam com o movimento humano no sentido de prestarem consultorias para aquisição de brinquedos que auxiliem no desenvolvimento da motricidade grossa e fina.

Palavras-chave : ambiente; desenvolvimento infantil; classe social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License