SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Validade de medidas autorreferidas de massa e estatura e seu impacto na estimativa do estado nutricional pelo índice de massa corporalEstado nutricional e fatores associados ao déficit de estatura em crianças atendidas por uma unidade de ensino básico de tempo integral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

GREGUOL, Márcia  e  ROSE JUNIOR, Dante de. Aptidão física relacionada à saúde de jovens cegos em escolas regulares e especiais. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.1, pp. 42-53. ISSN 0104-1282.

A inclusão de alunos com deficiências nas escolas regulares tem atraído a atenção dos educadores. Em algumas escolas, alunos com deficiências são inseridos em turmas regulares, porém sem efetiva participação nas atividades. Ainda como fator agravante, sabe-se que jovens com deficiência em geral apresentam seu lazer extremamente passivo, com poucas oportunidades de vivências motoras. Visando a analisar a situação de alunos com deficiência participando de aulas de educação física, este estudo objetivou a análise de variáveis da aptidão física relacionadas à saúde de adolescentes cegos. Para tanto, 24 adolescentes cegos com idades entre 14 e 16 anos, sendo 12 de escolas regulares estaduais e 12 de uma escola especial privada, tiveram mensuradas algumas variáveis antropométricas, flexibilidade, força muscular e resistência cardiorrespiratória. Ambos os grupos de alunos participavam das aulas de educação física com uma frequência de duas vezes por semana. Foi verificado que, nas variáveis força muscular e resistência cardiorrespiratória, os adolescentes da escola especial apresentaram resultados superiores e melhor evolução do que seus colegas das escolas regulares. Pelos resultados obtidos conclui-se que os adolescentes da escola especial apresentaram melhor nível de aptidão física relacionada à saúde do que seus colegas inseridos em escolas regulares.

Palavras-chave : aptidão física; adolescência; cegueira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License