SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Freqüência dos efeitos do álcool no feto e padrão de consumo de bebidas alcoólicas pelas gestantes de maternidade pública da cidade de São PauloAnsiedade no climatério: prevalência e fatores associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

TEIXEIRA-ARROYO, Claudia; FEITOSA, Erlane Aguiar  e  GOBBI, Lilian Teresa Bucken. Comportamento locomotor de crianças de dois a seis anos em ambiente complexo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.1, pp. 78-88. ISSN 0104-1282.

O comportamento locomotor de 25 crianças, na faixa etária de dois a seis anos, foi observado durante o andar em circuito com obstáculos, sob iluminação normal e reduzida. Os participantes foram instruídos a percorrer o circuito andando o mais rápido possível evitando o contato com os obstáculos. Duas variáveis dependentes foram coletadas: taxa de sucesso e tempo total para percorrer o circuito. As ANOVAs two-way (5 grupo-etário) x (2 iluminação), com medidas repetidas no último fator revelaram apenas efeito principal de grupo para a taxa de sucesso (F4,20= 9,975; p = 0,001), menor para as crianças de 2 anos em relação aos demais grupos, e para o tempo para realizar a tarefa (F4,20 = 3,136; p = 0,037), maior para as crianças de 2 anos em relação às de 4 e 6 anos. Análises de Regressão Múltipla (stepwise) revelaram que: idade cronológica, grupo etário, tempo de experiência de andar e tempo gasto para percorrer o circuito predisseram 75,3% da taxa de sucesso; a taxa de sucesso foi a única variável que significativamente predisse o tempo despendido (R2 = 0,372; p = 0,001). Estes resultados permitiram concluir que variáveis desenvolvimentais interferem no comportamento locomotor no circuito com obstáculos e que os níveis de iluminação não foram suficientes para causar perturbação na realização da tarefa.

Palavras-chave : crescimento e desenvolvimento; percepção; locomoção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License