SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Ansiedade no climatério: prevalência e fatores associadosNecessidade de informação a pais de crianças portadoras de cardiopatia congênita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

TOSATO, Juliana de Paiva  e  CARIA, Paulo Henrique Ferreira. Avaliação da atividade muscular na escoliose. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.1, pp. 98-102. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: a escoliose é caracterizada por modificação tridimensional incluindo curvatura lateral no plano frontal, rotação lateral no plano transversal e retificação no plano sagital. A mensuração da curva escoliótica é utilizada para acompanhar seu caráter evolutivo e a avaliação do comportamento muscular através da eletromiografia pode ser um importante indicativo da predisposição em relação à progressão da escoliose. O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento dos músculos envolvidos na biomecânica da escoliose através do exame de eletromiografia. MÉTODO: realizado estudo em uma voluntária de nove anos de idade portadora de escoliose em dupla curva tóraco-lombar de origem idiopática diagnosticada há seis meses com ângulo de Cobb de 20° nas duas curvaturas, que passou por exame eletromiográfico com avaliação dos músculos: multífidos, longo do tórax e íleo-costal bilateralmente. RESULTADOS: após análise dos valores de RMS (Root Means Square) obtidos durante o repouso em ortostatismo observou-se atividade da musculatura avaliada sendo que esta foi maior no antímero esquerdo, lado da convexidade da curvatura primária. CONCLUSÕES: observou-se assimetria da ativação muscular fato que pode contribuir para a progressão da curvatura escoliótica.

Palavras-chave : escoliose; eletromiografia; músculos espinhais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License