SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Necessidade de informação a pais de crianças portadoras de cardiopatia congênitaGasto energético no recém-nascido e lactente com sepse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

LAMELA, Diogo Jorge Pereira do Vale. Desenvolvimento após o divórcio como estratégia de crescimento humano. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.1, pp. 114-121. ISSN 0104-1282.

O divórcio é um dos momentos mais estressantes na vida dos adultos. Após a dissolução conjugal, os ex-parceiros têm de enfrentar inúmeras mudanças e desafios. A literatura psicológica tem dado prioridade ao estudo das consequências negativas do divórcio nas trajetórias desenvolvimentais de todos os membros da família, através da pesquisa exaustiva de problemas de ajustamento que provariam que o divórcio é por si só um factor de desestabilização e risco psicopatológico. No entanto, atualmente, surgem linhas de investigação que se distanciam desta visão, para se focalizarem nas possibilidades de desenvolvimento positivo que podem germinar com a decisão de divórcio. Desta forma, a adaptação ao divórcio não é vista como um processo cumulativo de perdas mas, pelo contrário, como um potencial processo qualitativo caracterizado por novos objetivos de vida, melhoria de competências e maior maturidade afetiva e íntima. O presente artigo propõe uma conceptualização da adaptação ao divórcio como podendo ser medida através do resultado qualitativo de uma sequência de mudanças desenvolvimentais integradas, em que os níveis mais avançados de desenvolvimento, e de um certo modo também mais diferenciados, devem integrar e ultrapassar os níveis anteriores e mais instrumentais da adaptação ao divórcio. São também apresentadas as dificuldades teóricas existentes na literatura em definir o conceito de desenvolvimento ótimo, bem como os procedimentos metodológicos usados para compreender estas trajetórias de crescimento humano.

Palavras-chave : adulto; divórcio; desenvolvimento; trajetórias desenvolvimentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License