SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Análise do comportamento de crianças vítimas de queimaduras expostas a curativo sem sedação em enfermaria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

FERREIRA, Dalva Minonroze Albuquerque et al. Rastreamento escolar da escoliose: medida para o diagnóstico precoce. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 357-368. ISSN 0104-1282.

Grande parte das escolioses surge, em geral, durante a fase de aceleração do crescimento vertebral, e isso torna as crianças e os adolescentes potencialmente aptos a desenvolvê-las. O objetivo é descrever a prevalência de escoliose em estudantes de uma escola pública e correlacionar a medida de gibosidade com medidas radiológicas da deformidade. Para isso, foi realizado exame clínico em 104 escolares (72,11% do sexo feminino), na faixa etária de 11 a 17 anos, através de um método não-invasivo de mensuração da gibosidade. Este método utiliza um instrumento adaptado a um nível d'água, réguas e o teste de Adams. Quando detectadas gibosidades torácica > 8,0mm e/ou lombar > 5,0mm houve encaminhamento médico para confirmação radiológica da escoliose, através da mensuração do ângulo de Cobb e da rotação vertebral. O tratamento estatístico foi realizado através de distribuição de frequências e análise do coeficiente de correlação linear de Pearson para as variáveis clínicas e radiológicas. Dos 104 estudantes, 46 sujeitos apresentaram gibosidade significativa, e dentre estes, 18 apresentaram a radiografia. Os valores da correlação indicaram que a gibosidade torácica e tóraco-lombar correlacionam melhor com o ângulo de Cobb e a gibosidade lombar, com a rotação vertebral. Foi possível concluir que é alta a prevalência de escoliose pela medida da gibosidade, e o teste de Adams pode ser útil na detecção precoce da escoliose, porém ainda necessita ser confirmado por radiografia.

Palavras-chave : coluna vertebral; rotação; programas de rastreamento; saúde escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License