SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Prontuários, para que servem?: representação dos coordenadores de equipe dos capsi a respeito do valor e da utilidade dos prontuáriosPrática e duração do aleitamento materno de crianças matriculadas em escolas particulares do município de São Paulo, SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MORAES, Sandra Dircinha Teixeira de Araújo et al. Acolhendo o acolhedor: o caminho mais curto para a humanização da assistência. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 393-402. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: o acolhimento tem se constituído num potente disparador de mudanças. Este trabalho reflete a satisfação experimentada, resultante da atuação num ambiente altamente sinérgico e produtivo. OBJETIVO: implantação e implementação da assistência materno-neonatal a partir do acolhimento ao cliente interno. MÉTODO: realizou-se observação direta do cotidiano em setores distintos do Hospital Maternidade Interlagos (HMI) -SES/SP e seu Ambulatório. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dois profissionais da equipe multidisciplinar, as quais subsidiaram oficinas de humanização no ambiente hospitalar. Os profissionais foram divididos em áreas de exercício profissional, da administrativa à assistencial. RESULTADOS: ocorreu implantação do Comitê de Acolhimento e Humanização da Assistência Materno-Neonatal no Hospital Maternidade Interlagos, com participação dos líderes de acolhimento na gerência institucional, provendo melhor desempenho individual e coletivo no exercício laboral na Unidade Hospitalar.

Palavras-chave : humanização da assistência; centros de saúde materno-infantil; acolhimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License