SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Colecting the collector: the shortest way to humanization of assistanceThe Gynecologists and obstetricians and internet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

SIMON, Viviane Gabriela Nascimento; SOUZA, José Maria Pacheco de; LEONE, Cláudio  and  SOUZA, Sonia Buongermino de. Prática e duração do aleitamento materno de crianças matriculadas em escolas particulares do município de São Paulo, SP. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 403-411. ISSN 0104-1282.

O presente estudo descreve a prática de aleitamento materno e verifica possíveis fatores de associação com a duração do aleitamento materno exclusivo e aleitamento materno em crianças de escolas particulares do município de São Paulo. Fizeram parte do estudo 566 crianças, com 2 a 6 anos completos de idade. Foi considerada como variável dependente a duração do aleitamento materno (aleitamento materno exclusivo e aleitamento materno), e como independente idade e escolaridade materna, condição de trabalho da mãe e sexo da criança. A caracterização da amostra é apresentada por meio de distribuições de freqüências. A variável aleitamento materno foi descrita em categorias, e para análise foi utilizada como variável contínua. Para a análise da relação entre duração do aleitamento materno e as variáveis independentes utilizou-se a técnica de regressão múltipla de Cox adotando-se critério p < 0,05 para decisão de significância. Não houve associação entre as variáveis estudadas e tempo de duração das duas formas de aleitamento. Cerca de 80% das crianças deixaram de ser amamentadas exclusivamente antes dos seis meses de vida, o que mostra a necessidade de continuar o desenvolvimento de ações para incentivo e apoio à amamentação.

Keywords : aleitamento materno exclusivo; pré-escolar; aleitamento materno; desmame.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License