SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3O Ginecologista obstetra e a internetFormação em serviço de profissionais da saúde na área de tecnologia assistiva: o papel do terapeuta ocupacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BOARATI, Maria Cristina Brisighello; SEI, Maíra Bonafé  e  ARRUDA, Sérgio Luiz Saboya. Abuso sexual na infância: a vivência em um ambulatório de psicoterapia de crianças. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 426-433. ISSN 0104-1282.

O Ambulatório de Psicoterapia de Crianças é um serviço do Setor de Saúde Mental da Criança e do Adolescente. Funciona no Hospital das Clínicas da UNICAMP, recebe encaminhamentos de ambulatórios do próprio hospital e de outros serviços do município e região e oferece as seguintes modalidades de atendimento segundo o referencial psicodinâmico: psicoterapia lúdica individual, grupal e orientação de pais. Considera-se que a criança é um ser em desenvolvimento e que intervenções no âmbito psíquico podem ter tanto uma dimensão terapêutica, como um caráter preventivo. Objetivou-se apresentar o funcionamento deste ambulatório a partir do relato de uma experiência de psicoterapia de uma criança que havia sofrido abuso sexual. Buscou-se tecer considerações teóricas acerca do desenvolvimento emocional da criança e do abuso sexual na infância e discutir as possíveis intervenções neste contexto. Percebeu-se a importância do acolhimento da família como um todo, afetada pela ocorrência do abuso sexual, além do diálogo entre serviços, algo facilitado no atendimento institucional.

Palavras-chave : psicoterapia lúdica; criança; hospital; abuso sexual infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License