SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Abuso sexual na infância: a vivência em um ambulatório de psicoterapia de criançasMetas de socialização de pais e mães para seus filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

PELOSI, Miryam Bonadiu  e  NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula. Formação em serviço de profissionais da saúde na área de tecnologia assistiva: o papel do terapeuta ocupacional. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 435-444. ISSN 0104-1282.

o objetivo é planejar, implementar e avaliar os efeitos de um curso de formação de 40 horas destinado a profissionais da Saúde na área de Tecnologia Assistiva. Participaram do estudo 28 terapeutas ocupacionais e nove fonoaudiólogos e o modelo utilizado foi a pesquisa-ação. No estudo, desenvolvido no município do Rio de Janeiro, os profissionais responderam a questionários e os procedimentos incluíram apresentação de vídeos, atividades simuladas e dinâmicas de grupo relacionadas à Tecnologia Assistiva. Os resultados mostraram que o modelo de cursos pontuais, mesmo quando consideram as necessidades e interesses dos profissionais em formação, não são suficientes para modificar a ação desses profissionais em seus campos de trabalho. Os dados apontaram para a necessidade de continuidade do processo de formação e para a relevância da interlocução com pares mais experientes, para que o profissional possa mudar sua atitude frente ao uso da Tecnologia Assistiva como instrumento de trabalho.

Palavras-chave : terapia ocupacional; tecnologia assistiva; educação continuada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License