SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Formação em serviço de profissionais da saúde na área de tecnologia assistiva: o papel do terapeuta ocupacionalSaúde e adolescentes: possibilidades de violência simbólica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

BANDEIRA, Tatiana T. A.; MOURA, Maria Lucia Seidl de  y  VIEIRA, Mauro Luís. Metas de socialização de pais e mães para seus filhos. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 445-456. ISSN 0104-1282.

as expectativas que pais têm em relação aos filhos fazem parte do contexto sociocultural onde esses se desenvolvem. Geralmente, estudos sobre o tema focalizam apenas crenças maternas. Este trabalho objetivou investigar metas de socialização que pais e mães apresentam em relação ao futuro de seus filhos e o que pensam sobre como alcançá-las. Participaram do estudo trinta casais do Rio de Janeiro, com filho único até três anos. Eles responderam a uma forma adaptada do questionário desenvolvido por R. Harwood e seus colaboradores. As respostas foram analisadas segundo cinco categorias, especificadas na literatura, que indicam tendências de socialização para autonomia, interdependência ou autonomia-relacional. Os resultados mostraram que pais e mães valorizam metas relacionadas à autonomia e também à interdependência. Além disso, acreditam que a melhor forma para alcançar essas metas seriam o ensinamento e o bom exemplo dos pais. Em geral, pais e mães apresentaram respostas semelhantes. Este estudo traz uma contribuição à literatura da área, especialmente em relação a crenças paternas e sua comparação com idéias das mães sobre socialização de seus filhos.

Palabras clave : metas de socialização; maternidade; paternidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License