SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Saúde e adolescentes: possibilidades de violência simbólicaA configuração dos vínculos na adoção: uma atualização no contexto Latino-Americano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BRAGA, Natália Pinheiro; REZENDE, Magda Andrade  e  FUJIMORI, Elizabeth. Amamentação em creches no Brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 465-474. ISSN 0104-1282.

Amamentação até dois anos depende de condições ambientais (proximidade física entre mãe/lactente, administração de leite ordenhado) que podem ser favorecidas por creches. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar como as condições estruturais e as rotinas de acolhimento são abordadas em estudos que tratam da relação amamentação-creche. Fez-se revisão de literatura nas bases de dados LILACS e SCIELO, sem limite de tempo, e na MEDLINE, de 1966 a 2008. Foram selecionados 9 trabalhos. Poucos estudos abordam as condições estruturais (existência de sala ou local adaptado para amamentação, poltrona ou cadeira com braços para as mães amamentarem, água, sabão e toalha para uso das mães, local para extração e armazenamento do leite materno com geladeira e/ou congelador doméstico, potes de vidro, etiquetas e mesas auxiliares). Também são pouco abordadas as rotinas de acolhimento (incentivo das creches para que as mães amamentem por livre demanda, incentivo das creches para extração, armazenamento e administração de leite ordenhado ao bebê). Creches com ambiente e rotinas que favoreçam a amamentação são imprescindíveis. O tema deve ser pesquisado pela comunidade científica e promovido pela sociedade civil.

Palavras-chave : aleitamento; saúde da criança; creches; promoção da saúde; enfermagem pediátrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License