SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Em nome da razão: Quando a arte faz históriaCanhestros caminhos retos: Notas sobre a segregação prisional do portador de sofrimento mental infrator índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

LAGANA, Elisabetta. O acompanhar na desinstitucionalização. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.1, pp. 42-50. ISSN 0104-1282.

São descritos os propósitos e a organização da Conferência Nacional de Voluntariado da Justiça Italiana. Em particular são destacados os fundamentos do trabalho do voluntariado: a salvaguarda dos direitos, a responsabilidade, a gratuidade, o valor da relação. Perante a despersonalização da instituição, a relação entre os voluntários e os detentos, nos manicômios judiciários e nos cárceres, oferece possibilidade de um reconhecimento importante da subjetividade da pessoa. Além disso o voluntariado oferece respostas concretas para integração na sociedade e contribui para reconstruir uma rede social à volta do sujeito. Algumas possibilidades concretas para ultrapassar o hospital psiquiátrico judiciário na Itália começam a surgir, nos últimos tempos, através do projeto legislativo de Reforma do Código Penal e através da passagem da um sistema privado de saúde carcerária a um sistema único gerenciado pelo Ministério da Saúde. Ponto estratégico tornou-se o envolvimento direto das regiões (os estados) na gestão sanitária dos cárceres e dos manicômios judiciários.

Palavras-chave : voluntariado; direitos dos detentos; relação terapêutica; hospital psiquiátrico judiciário; saúde carcerária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License