SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Taking care of deinstitutionalizationPathologization of the youngster author of infractional act and the emergence of "new" judicial asylums author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

MATTOS, Virgilio de. Canhestros caminhos retos: Notas sobre a segregação prisional do portador de sofrimento mental infrator. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.1, pp. 51-60. ISSN 0104-1282.

O horror da realidade encontrada nos manicômios, ausência de cuidados, tratamento e de direitos. Simultaneamente, a sociedade expõe seus agouros, por atos praticados como espetaculares. Daí exige-se do Estado que faça desaparecer com estes mensageiros do pior, os quais são desprovidos de sua historicidade, reconhecimento da sua complexidade humana e social. O pedindo silencioso de socorro deste cidadão, ao seu modo, não foi ouvido por esta mesma sociedade. A angústia, o sofrimento e o transtorno direcionam o indivíduo ao cometimento de ato "bárbaro". Há, neste contexto, ausência de assistência ao grito de desespero, a desconsideração, descaso e desrespeito implícito no modelo de assistência à saúde, que se torna, então, em problema do judiciário. Resta, então, apresentá-lo como um "psicopata", irrecuperável da loucura e do convívio social, não restando outra saída, senão a sua contensão e exclusão da ordem social. Ao Estado, resta discutir termos: Responsabilidade ou Inimputabilidade? Igualdade e diferença. Ainda, conviver com a dicotomia de que a legislação é influenciada pelo Movimento da Luta Antimanicomial.

Keywords : poder judiciário; psiquiatria; lei criminal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License