SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O acompanhar na desinstitucionalizaçãoA patologização do jovem autor de ato infracional e a emergência de "novos" manicômios judiciários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

MATTOS, Virgilio de. Canhestros caminhos retos: Notas sobre a segregação prisional do portador de sofrimento mental infrator. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.1, pp. 51-60. ISSN 0104-1282.

O horror da realidade encontrada nos manicômios, ausência de cuidados, tratamento e de direitos. Simultaneamente, a sociedade expõe seus agouros, por atos praticados como espetaculares. Daí exige-se do Estado que faça desaparecer com estes mensageiros do pior, os quais são desprovidos de sua historicidade, reconhecimento da sua complexidade humana e social. O pedindo silencioso de socorro deste cidadão, ao seu modo, não foi ouvido por esta mesma sociedade. A angústia, o sofrimento e o transtorno direcionam o indivíduo ao cometimento de ato "bárbaro". Há, neste contexto, ausência de assistência ao grito de desespero, a desconsideração, descaso e desrespeito implícito no modelo de assistência à saúde, que se torna, então, em problema do judiciário. Resta, então, apresentá-lo como um "psicopata", irrecuperável da loucura e do convívio social, não restando outra saída, senão a sua contensão e exclusão da ordem social. Ao Estado, resta discutir termos: Responsabilidade ou Inimputabilidade? Igualdade e diferença. Ainda, conviver com a dicotomia de que a legislação é influenciada pelo Movimento da Luta Antimanicomial.

Palavras-chave : poder judiciário; psiquiatria; lei criminal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License