SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A patologização do jovem autor de ato infracional e a emergência de "novos" manicômios judiciáriosRede é um monte de buracos, amarrados com barbante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

MECLER, Kátia. Periculosidade: Evolução e aplicação do conceito. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.1, pp. 70-82. ISSN 0104-1282.

O conceito de periculosidade nasceu no final do século XIX dentro da Escola Positiva do Direito Penal, tendo-se constituído o conceito-chave do Direito Penal moderno. O Direito Clássico detinha-se na gravidade do delito e na correspondente punição. Já a Escola Positiva do Direito Penal considerou o delito um indicador, um sintoma de personalidade anormal. Propunha-se, assim, o seu tratamento, com a subseqüente prevenção de novos delitos. O Direito Clássico, portanto, ocupava-se do Crime, e o Positivo, do Criminoso. A relevância dada pelo Direito Penal moderno ao tripé "delito, tratamento e prevenção", bem como à identidade entre crime e patologia, trouxe em si a necessidade premente da figura do psiquiatra. Desde então, a tentativa de elaboração de critérios objetivos para aferição da periculosidade de sujeitos infratores tem sido uma das tarefas principais da Psiquiatria Forense.O presente trabalho pretende demonstrar a maneira particular em que a evolução histórica do conceito de periculosidade afeta ainda hoje a teoria e a prática da Psiquiatria Forense.

Palavras-chave : periculosidade; risco de violência; doente mental infrator; ética; história da Psiquiatria Forense.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License