SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Rede é um monte de buracos, amarrados com barbanteAs pessoas em medida de segurança e os hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico no contexto do plano nacional de saúde no sistema penitenciário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

FRANCO, Fábio. Trinta dias em um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.1, pp. 90-94. ISSN 0104-1282.

A partir do relato de casos atendidos no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico 'André Teixeira Lima' de Franco da Rocha, apresenta-se algumas reflexões no âmbito da 'saúde mental e justiça'. Trataremos das condições sociais e psíquicas que possibilitam, dificultam ou mesmo impedem o processo de subjetivação necessário ao exercício da ética. Será focalizado o tema da neutralidade e seu papel no atendimento de pacientes que sofreram falhas em seu processo de subjetivação. Para tanto, serão utilizados conceitos psicanalíticos e, em especial, uma definição de ética que se articula com a técnica em psicanálise.

Palavras-chave : psicoanálise; ética; psiquiatria comunitária; psiquiatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License