SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1As pessoas em medida de segurança e os hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico no contexto do plano nacional de saúde no sistema penitenciárioReforma psiquiátrica nas medidas de segurança: a experiência goiana do paili índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

MELLO, Adriana Pinto de. Entre a cruz e a espada. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.1, pp. 106-111. ISSN 0104-1282.

Este trabalho é o relato da história e das atividades do Projeto Qorpo Santo, um projeto coletivo e interinstitucional que se propõe a construir alternativas de desinternação e de reinserção na comunidade para os pacientes longamente internados, em cumprimento de Medida de Segurança, no Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso (IPF), em Porto Alegre/RS. Trata-se de uma experiência na qual a existência de diferentes olhares aponta possibilidades diversas de leituras e intervenções. Tendo como referencial a Lei da Reforma Psiquiátrica, o trabalho procura problematizar a atenção em saúde mental ao paciente judiciário. A direção proposta é, por um lado, a promoção da autonomia do paciente, o resgate da sua palavra, a sua responsabilização pelos seus atos e suas escolhas e, por outro, o reconhecirnento do paciente judiciário como cidadão, usuário de sistema de saúde e sujeito de direitos.

Palavras-chave : psiquiatria; política social; psiquiatria comunitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License