SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Secular trend of growth of preschool, BrazilThe daily experiences of families with children and adolescents with cystic fibrosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

FONSECA, Alexandre Luiz Affonso; AZZALIS, Ligia Ajaime; FONSECA, Fernando Luiz Affonso  and  BOTAZZO, Carlos. Análise qualitativa das percepções de cirurgiões-dentistas envolvidos nos atendimentos de pacientes com necessidades especiais de serviços públicos municipais. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.2, pp. 208-216. ISSN 0104-1282.

O número de pessoas com necessidades especiais bem como as questões referentes ao atendimento desses pacientes e a partir da resolução 25/2002, publicada no Diário Oficial da União - D.O.U. - em 28/05/2002 pelo Conselho Federal de Odontologia, regulamenta a especialidade, com intenção de capacitar os cirurgiões-dentistas ao atendimento de pessoas que necessitam de cuidados odontológicos especiais durante toda a sua vida ou por um período. Um dos pontos levantados no atendimento a esses pacientes está a questão da integralidade de modo que essa seria a de compreender o paciente e propor atendê-lo por inteiro em suas necessidades de saúde. Assim, o objetivo é verificar as percepções dos cirurgiões-dentistas sobre o atendimento de crianças com necessidades especiais. Desta maneira, evidenciaram-se dificuldades desses profissionais em descrever as reais necessidades das crianças com necessidades especiais no tocante ao atendimento odontológico, tanto em nível do serviço de saúde público municipal, como nos quesitos de formação específica para o exercício profissional com esta população.

Keywords : Pessoas portadoras de necessidades especiais; serviços de saúde bucal; assistência odontológica para pessoas portadoras de necessidades especiais; avaliação em saúde [classificação]; promoção da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License