SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2The daily experiences of families with children and adolescents with cystic fibrosisInvestigation of the notion of conservation of discreet quantities between premature and full term pre-school children by means of the game of domino author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

DELVAN, Josiane da Silva et al. Crianças que utilizam os serviços de saúde mental: caracterização da população em uma cidade do sul do brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.2, pp. 228-237. ISSN 0104-1282.

Estudos têm indicado que a população infantil constitui grande demanda para os serviços de saúde mental. Neste trabalho, objetivou-se caracterizar o perfil da população infantil que procurou o atendimento nos serviços de saúde mental, na cidade de Itajaí entre os anos de 2002 a 2007. Os dados desta pesquisa foram levantados junto aos prontuários da população atendida em dois serviços públicos de saúde mental existentes na cidade, caracterizando este estudo como documental, exploratório e descritivo. Os resultados encontrados indicam que os transtornos mentais mais relatados como queixa são o Transtorno de Déficit de Atenção e Comportamento Disruptivo totalizando 28,7%, Transtornos de Ansiedade 9,6% e os Transtornos de Aprendizagem 7,8% desta população que procura atendimento nos serviços de saúde mental. Em relação aos Problemas de Comportamento encontram-se os Problemas nas Relações 13,3%, Condições Adicionais que Podem ser Foco de Atenção Clínica 2,7% e Agressividade 2,1%. Com base nestes dados, deve-se repensar o planejamento de políticas públicas para que haja a promoção e, sobretudo, a prevenção dos transtornos mentais que acometem a população infantil.

Keywords : criança; saúde mental; transtornos mentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License