SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Vivências de familiares de crianças e adolescentes com fibrose císticaInvestigação da noção de conservação de quantidades discretas em pré-escolares nascidos prematuros e a termo por meio do jogo de dominó índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

DELVAN, Josiane da Silva et al. Crianças que utilizam os serviços de saúde mental: caracterização da população em uma cidade do sul do brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.2, pp. 228-237. ISSN 0104-1282.

Estudos têm indicado que a população infantil constitui grande demanda para os serviços de saúde mental. Neste trabalho, objetivou-se caracterizar o perfil da população infantil que procurou o atendimento nos serviços de saúde mental, na cidade de Itajaí entre os anos de 2002 a 2007. Os dados desta pesquisa foram levantados junto aos prontuários da população atendida em dois serviços públicos de saúde mental existentes na cidade, caracterizando este estudo como documental, exploratório e descritivo. Os resultados encontrados indicam que os transtornos mentais mais relatados como queixa são o Transtorno de Déficit de Atenção e Comportamento Disruptivo totalizando 28,7%, Transtornos de Ansiedade 9,6% e os Transtornos de Aprendizagem 7,8% desta população que procura atendimento nos serviços de saúde mental. Em relação aos Problemas de Comportamento encontram-se os Problemas nas Relações 13,3%, Condições Adicionais que Podem ser Foco de Atenção Clínica 2,7% e Agressividade 2,1%. Com base nestes dados, deve-se repensar o planejamento de políticas públicas para que haja a promoção e, sobretudo, a prevenção dos transtornos mentais que acometem a população infantil.

Palabras clave : criança; saúde mental; transtornos mentais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License