SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Children who use mental health services: characterization of the population in a city in southern brazilMotor learning in children with cerebral palsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

STURSA, Daiana; QUEIROZ, Sávio Silveira de  and  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Investigação da noção de conservação de quantidades discretas em pré-escolares nascidos prematuros e a termo por meio do jogo de dominó. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.2, pp. 238-249. ISSN 0104-1282.

Considera-se prematuridade e baixo peso como elementos de risco ao desenvolvimento em seus aspectos neurológico, cognitivo, sensorial e motor infantil. A literatura aponta a Matemática como a área acadêmica mais prejudicada para o recém-nascido prematuro e com baixo peso em idade pré-escolar. Esta pesquisa investigou se crianças na faixa etária de cinco a cinco anos e 11 meses, nascidas prematuras e com baixo peso, apresentam a noção de conservação de quantidades discretas. Para isso, avaliou-se 24 crianças; 12 nascidas prematuras e com baixo peso (G1 - PT-BP) e 12 crianças nascidas a termo e com peso acima de 2.500 gramas (G2 - AT), por meio da Prova Operatória Piagetiana de Correspondência termo a termo e do jogo de Dominó. O procedimento de coleta de dados foi realizado em quatro sessões filmadas - uma para aplicação da Prova Operatória piagetiana e três para partidas de Dominó. Durante a coleta efetuou-se perguntas baseadas no Método Clínico piagetiano. Os dados foram tratados por análises descritivas e estatísticas. Os resultados apontaram desempenhos semelhantes entre os participantes de G1 (PT-BP) e G2 (AT) nos dois instrumentos utilizados, e que a noção de conservação de quantidades discretas não está plenamente construída, em relação ao esperado para a idade, segundo parâmetros da Epistemologia Genética.

Keywords : Prematuridade; baixo peso ao nascimento; noção de conservação; jogo de dominó; epistemologia genética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License