SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Crianças que utilizam os serviços de saúde mental: caracterização da população em uma cidade do sul do brasilAprendizagem motora em crianças com paralisia cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

STURSA, Daiana; QUEIROZ, Sávio Silveira de  e  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Investigação da noção de conservação de quantidades discretas em pré-escolares nascidos prematuros e a termo por meio do jogo de dominó. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.2, pp. 238-249. ISSN 0104-1282.

Considera-se prematuridade e baixo peso como elementos de risco ao desenvolvimento em seus aspectos neurológico, cognitivo, sensorial e motor infantil. A literatura aponta a Matemática como a área acadêmica mais prejudicada para o recém-nascido prematuro e com baixo peso em idade pré-escolar. Esta pesquisa investigou se crianças na faixa etária de cinco a cinco anos e 11 meses, nascidas prematuras e com baixo peso, apresentam a noção de conservação de quantidades discretas. Para isso, avaliou-se 24 crianças; 12 nascidas prematuras e com baixo peso (G1 - PT-BP) e 12 crianças nascidas a termo e com peso acima de 2.500 gramas (G2 - AT), por meio da Prova Operatória Piagetiana de Correspondência termo a termo e do jogo de Dominó. O procedimento de coleta de dados foi realizado em quatro sessões filmadas - uma para aplicação da Prova Operatória piagetiana e três para partidas de Dominó. Durante a coleta efetuou-se perguntas baseadas no Método Clínico piagetiano. Os dados foram tratados por análises descritivas e estatísticas. Os resultados apontaram desempenhos semelhantes entre os participantes de G1 (PT-BP) e G2 (AT) nos dois instrumentos utilizados, e que a noção de conservação de quantidades discretas não está plenamente construída, em relação ao esperado para a idade, segundo parâmetros da Epistemologia Genética.

Palavras-chave : Prematuridade; baixo peso ao nascimento; noção de conservação; jogo de dominó; epistemologia genética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License