SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Prevalência de asfixia perinatal e encefalopatia hipóxico-isquêmica em recém-nascidos de termo considerando dois critérios diagnósticosInstrumentos que avaliam a relação entre pais e filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

ASSIS, Luana Conceição Fortes  e  VERISSIMO, Maria de La Ó Ramallo. Expectativas e necessidades de acompanhantes de crianças na consulta de saúde. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.2, pp. 317-329. ISSN 0104-1282.

A atenção à criança implica responder às expectativas e necessidades de seus cuidadores, particularmente na atenção básica, pois são eles os responsáveis por efetivar as ações terapêuticas, de promoção e manutenção da saúde infantil no domicílio. OBJETIVO: identificar expectativas e necessidades de acompanhantes de crianças acerca das consultas de saúde. MÉTODO: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com análise do conteúdo de entrevistas a trinta acompanhantes, em duas Unidades Básicas de Saúde de São Paulo. RESULTADOS: os acompanhantes, vinte e uma mães e nove outros familiares, manifestam expectativas de uma consulta de saúde resolutiva, garantida por relações interpessoais de atenção e respeito, que correspondem a três grupos de necessidades: 1) garantia de acesso a todas as tecnologias, com avaliações clínicas detalhadas e exames que forneçam evidências confiáveis sobre a saúde da criança; 2) vínculo com um profissional, mediante atenção, segurança, carinho, interesse e diálogo; 3) autonomia e auto-cuidado na escolha do modo de "andar a vida", mediante respeito às dúvidas e preocupações do acompanhante. Assim, para os acompanhantes, a assistência efetiva é aquela baseada na compreensão empática da pessoa e no atendimento às diversas necessidades sentidas. Profissionais devem não só esclarecer as dúvidas e preocupações dos acompanhantes, como também proporcionar relações consistentes, gerando confiança no atendimento e nas recomendações.

Palavras-chave : saúde da criança; determinação de necessidades de cuidados de saúde; atenção primária de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License