SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Expectativas e necessidades de acompanhantes de crianças na consulta de saúdePrognóstico motor e perspectivas atuais na paralisia cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

LAGO, Vivian de Medeiros; AMARAL, Cassiane Echevenguá dos Santos; BOSA, Cleonice Alves  e  BANDEIRA, Denise Ruschel. Instrumentos que avaliam a relação entre pais e filhos. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.2, pp. 330-341. ISSN 0104-1282.

O crescente número de diferentes configurações familiares torna necessário avaliar os tipos de relações estabelecidas entre pais e filhos. Diante da dificuldade de mensurar esses construtos, o objetivo do presente artigo é apresentar uma revisão sistemática sobre os principais instrumentos nacionais e internacionais que avaliam as relações entre pais e filhos. Para isso, foram realizadas buscas nos indexadores IndexPsi e PsycInfo nos meses de julho e agosto de 2007. Os resultados da revisão sistemática apontaram sete instrumentos da busca internacional e três da nacional como os mais citados nos resumos dos artigos pesquisados. É apresentada uma breve descrição de cada instrumento, com seus objetivos, dimensões avaliadas e público alvo. Estudos sobre evidências de validade e fidedignidade de alguns dos instrumentos também são apresentados. Conclui-se pela necessidade de realização de estudos de adaptação ou de construção de instrumentos nacionais para essa finalidade, tendo em vista a escassez de material disponível no Brasil.

Palavras-chave : relações pais-filho; escalas; revisão; avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License