SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Instrumentos que avaliam a relação entre pais e filhosElementos protetores do leite materno na prevenção de doenças gastrintestinais e respiratórias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

REBEL, Marcos Ferreira; RODRIGUES, Rafaela Fintelman; ARAUJO, Alexandra Prufer de Queiroz Campos  e  CORREA, Clynton Lourenço. Prognóstico motor e perspectivas atuais na paralisia cerebral. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.2, pp. 342-350. ISSN 0104-1282.

A paralisia cerebral é uma sequela de agressão encefálica caracterizada por transtorno motor não evolutivo quanto à sua lesão. De acordo com o local da lesão pode provocar diferentes seqüelas que resultam em incapacidade funcional. OBJETIVO: revisar de forma não sistemática sobre o tema paralisia cerebral, enfocando o seu prognóstico motor, incluindo expectativa de vida e funcionalidade. MÉTODO: utilização das bases de dados Medline e LILACS, dos últimos quinze anos, com os unitermos paralisia cerebral, quadriplegia, diplegia, hemiplegia, prognóstico. RESULTADOS: foram listados 474 artigos científicos, sendo selecionados para esta revisão 34 artigos com base em: título, resumo, assunto, originalidade e disponibilidade de acesso pelo portal da CAPES. Foram identificadas as variáveis que podem influenciar o prognóstico motor nas crianças com paralisia cerebral. O prejuízo motor das crianças com paralisia cerebral está diretamente relacionado com o nível de gravidade da paralisia cerebral, assistência terapêutica e o tipo apresentado pelas crianças. Os pacientes com hemiplegia resultante de paralisia cerebral apresentam um prognóstico motor mais favorável comparado aos diplégicos e quadriplégicos.

Palavras-chave : paralisia cerebral; quadriplegia; diplegia espástica; hemiplegia; prognóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License