SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Body image and physical activity among a brazilian youth cohortKnowledge and pratices in breastfeeding promotion by workers of a child day care center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

RUAS, Teresa Cristina Brito; GAGLIARDO, Heloísa Ravanini; MARTINEZ, Claudia Simões  and  RAVANINI, Solange Gagheggi. A Comparação de funções apendiculares desencadeadas pela visão em lactentes nascidos pré-termo e a termo no primeiro trimestre de vida. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 680-687. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: caracterizar e comparar o desenvolvimento de funções apendiculares entre dois grupos de lactentes a termo e pré-termo e verificar se a fixação visual pode ser considerada como um pré-requisito para as ações dos membros superiores. MÉTODO: estudo realizado no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel Porto", da Universidade Estadual de Campinas em dois grupos: 1) pré-termo, constituído de 21 lactentes, com idade corrigida entre 1 e 3 meses e 2) 21 recém-nascido a termo. Para avaliação utilizou-se o Método de Avaliação da Conduta Visual de Lactentes. Na análise estatística utilizou-se o teste "Q"de Cochran e o teste de Yates. RESULTADOS: verificou-se que, embora, no primeiro mês de vida a fixação visual tenha sido mais frequente no grupo a termo, não se observaram valores de significância estatística para cada grupo e entre eles. Verificou-se diferença estatística mês a mês para o grupo pré-termo e a termo em ambas as funções apendiculares, observando-se o mesmo valor de significância estatística (p = 0,000). Na comparação entre os grupos, tais funções não mostraram diferença significativa, embora tenha sido observado menores frequências nos pré-termo. Apesar da sequência das aquisições apendiculares desencadeadas pela visão ser semelhante nos grupos, o ritmo e o padrão de desenvolvimento apendicular dos lactentes pré-termo, com a idade corrigida, foram diferentes dos a termo, nos aspectos de frequência e qualidade.

Keywords : prematuridade; função apendicular; função oculomotora e desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License