SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Comparison of appendicular functions released trough sight of pre-term newly born infants and to a term in the first 3 months of lifeThe predictive value of neonatal brain ultrasound in premature babies for impaired neurodevelopment with a corrected age of 12 months author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

MACIEL, Aline Ferreira  and  VERISSIMO, Maria de La Ó Ramallo. Conhecimentos e práticas de trabalhadores de uma creche acerca do aleitamento materno. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 688-698. ISSN 0104-1282.

Sendo o aleitamento materno um comportamento que pode ser influenciado por fatores ambientais e pessoais, este estudo objetivou caracterizar conhecimentos e práticas de trabalhadores de uma creche acerca dessa ação. Foram entrevistados dez trabalhadores de um Centro Infantil (CI) que atuaram com crianças menores de um ano, no período de 2003 a 2007. Os resultados originaram quatro temas. O primeiro, A Importância do Aleitamento Materno na Creche, destaca sua relação com o desenvolvimento infantil, com a adaptação ao CI e com o vínculo materno, evidenciando que os conhecimentos são provenientes da prática diária ou da mídia. Tais conhecimentos empíricos são repassados às mães no momento da matrícula e em outros contatos e podem impactar na manutenção ou não do aleitamento. O tema O aleitamento depende do interesse das mães aponta que elas frequentemente desistem de aleitar e que tal decisão resulta da falta de persistência em superar dificuldades relativas ao trabalho, pois seu acesso ao CI para amamentar é livre. Quanto às facilidades relacionadas ao aleitamento materno na creche, surge o apoio oferecido pela instituição, a garantia legal ao aleitamento e suas práticas de reforçar a importância do aleitamento para as mães. As dificuldades relacionadas ao aleitamento na creche incluem a distância entre o local de trabalho e o CI e a relação de dependência quando da manutenção do aleitamento, para os funcionários. A formação de uma rede de apoio à amamentação, com instituições de saúde, possibilitaria preparar os trabalhadores do Centro Infantil quanto aos benefícios do aleitamento materno e às estratégias de ação para que fossem agentes promotores dessa prática.

Keywords : aleitamento materno; creches; educação infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License