SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Knowledge and pratices in breastfeeding promotion by workers of a child day care centerAnálise do desenvolvimento motor de crianças de zero a 18 meses de idade: representatividade dos ítens da alberta infant motor scale por faixa etária e postura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

CUNHA, Roxana Desterro e Silva da; LAMY FILHO, Fernando; SILVA, Antonio Augusto Moura da  and  LAMY, Zeni Carvalho. Valor de predição da ultrassonografia cerebral em recém-nascidos pré-termo para alteração de desenvolvimento neuropsicomotor aos 12 meses de idade corrigida. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 699-710. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: verificar o valor preditivo da ultrassonografia transfontanelar em recém-nascidos prematuros na determinação das alterações do desenvolvimento neuropsicomotor. MÉTODO: coorte prospectivo. Foram estudados 99 recém-nascidos prematuros com peso de nascimento menor ou igual a 1800 gramas e idade gestacional abaixo de 37 semanas que fizeram ultrassom transfontanelar no período neonatal durante internação em UTI. Para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor utilizou-se o Teste de Denver II. Na análise bivariada utilizou-se o teste do qui-quadrado e na análise multivariada, regressão logística onde foram detectadas associações entre características sócio-econômicas e a variável resposta. Finalmente foi realizada análise para avaliação de valores preditivos positivos e negativos. RESULTADOS: população composta de crianças com 12 meses de idade corrigida, com média de peso de nascimento de 1320 gramas e idade gestacional média de 31 semanas e 3 dias. Alterações ultra-sonográficas estiveram presentes em 49,4% das crianças. Dos testes realizados, 34,3% tiveram resultados desfavoráveis. Dos fatores de risco para alteração de desenvolvimento, alterações ultra-sonográficas cerebrais e renda familiar mostram-se estatisticamente significantes. O valor preditivo positivo dos exames ultra-sonográficos transfontanelares para alterações de desenvolvimento neuropsicomotor, foi de 51,02 % e o negativo, 82%. Acrescentando-se a variável renda familiar às alterações ultra-sonográficas transfontanelares, o valor preditivo positivo aumentou para 90% e o negativo reduziu-se para 71,91%. CONCLUSÃO: acredita-se que o acréscimo à análise da variável renda familiar é boa alternativa para aumentar a capacidade de predizer o desenvolvimento de prematuros com alterações ultra-sonográficas transfontanelares.

Keywords : prematuro; desenvolvimento neuropsicomotor; teste de Denver II; ultrasson transfontanelar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License