SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3The predictive value of neonatal brain ultrasound in premature babies for impaired neurodevelopment with a corrected age of 12 monthsAspects in perceptual-motor development and sensory-motor intelligence in Down syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

SACCANI, Raquel  and  VALENTINI, Nadia C.. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 711-722. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: avaliar o desenvolvimento motor de bebês de 0 a 18 meses de idade e a representatividade dos critérios motores na avaliação infantil propostos na Alberta Infant Motor Scale (AIMS). MÉTODO: estudo transversal e observacional, no qual participaram 561 crianças avaliadas com a AIMS, com idade entre 0 e 18 meses, provenientes de Creches, Escolas de Educação Infantil, Unidades Básicas de Saúde e Entidades da Região Sul-Rio-Grandense. RESULTADOS: o desenvolvimento motor de 63,5% foi considerado normal para idade e 36,5% apresentaram atrasos ou suspeita de risco, sendo que os bebês com idade entre 3 e 12 meses foram os que demonstraram pior desempenho. Foi observado uma inferioridade nos comportamentos motores referentes as posturas prono e em pé e uma maior sensibilidade da AIMS na análise dos comportamentos motores no 1º ano de vida, sendo poucos os ítens para diferenciar crianças com desenvolvimento a partir de 12 meses. CONCLUSÕES: observou-se sequência progressiva do aparecimento de habilidades motoras nas posturas avaliadas, embora algumas crianças com desenvolvimento motor inferior ao esperado para idade. A escala apresenta um desequilíbrio, ou seja, uma descontinuidade na intensidade dos níveis de dificuldade, nas diferentes idades. Sugere-se que os fatores idade, controle postural e instrumento de avaliação influenciaram no desenvolvimento motor das crianças.

Keywords : desenvolvimento infantil; destreza motora; fatores de risco; child development; motor skills; risk factors.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License