SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Análise do desenvolvimento motor de crianças de zero a 18 meses de idade: representatividade dos ítens da alberta infant motor scale por faixa etária e posturaFactors associated with the low birth weight in municipality in northern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

BONOMO, Lívia Maria Marques  and  ROSSETTI, Claudia Broetto. Aspectos percepto-motores e cognitivos do desenvolvimento de crianças com síndrome de Down. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 723-734. ISSN 0104-1282.

O desenvolvimento na Síndrome de Down ocorre com atraso quando comparado com o de crianças com desenvolvimento neuropsicomotor típico. Mas, estudos têm mostrado que a estimulação é importante no processo de desenvolvimento dessa população específica ao oferecer maiores oportunidades de experiências, minimizando as grandes defasagens associadas a ela. O objetivo é avaliar o desenvolvimento percepto-motor e cognitivo de crianças com Síndrome de Down, investigando a possível interdependência entre a motricidade e a estruturação intelectual. Participaram 10 crianças com síndrome de Down , com idade entre um e cinco anos. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de observação do comportamento motor para descrever os padrões de locomoção, de manipulação, de estabilidade e de percepção, e provas piagetianas adaptadas para a descrição da construção das noções de objeto permanente, de causalidade física, de espaço e de tempo concernentes ao estágio sensório-motor do desenvolvimento cognitivo. Os itens referentes às duas avaliações foram categorizados de forma qualitativa a partir de critérios pré-estabelecidos. Os dados foram tratados utilizando análise estatística exploratória e descritiva. Observou-se que os principais déficits motores e as maiores defasagens cognitivas foram apresentadas pelas crianças mais novas da amostra. Da mesma forma, uma maior interdependência na relação entre os diferentes itens avaliados ocorreu nesses mesmos participantes. Acredita-se que, com o passar da idade, o processo de desenvolvimento dessas crianças tenda a se aproximar do que é tipicamente esperado, ratificando a importância das estimulações em longo prazo para as crianças com Síndrome de Down.

Keywords : síndrome de Down; desenvolvimento infantil; desempenho Psicomotor; inteligência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License