SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Aspects in perceptual-motor development and sensory-motor intelligence in Down syndromeBakhtin and the processes of human development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

MAIA, Raquel da Rocha Paiva  and  SOUZA, José Maria Pacheco de. Fatores associados ao baixo peso ao nascer em município do norte do Brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 735-744. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: o baixo peso ao nascer (BPN) é considerado um dos mais importantes problemas de saúde pública em todo o mundo, contribuindo, substancialmente, para a morbi-mortalidade infantil. OBJETIVOS: estimar a proporção de baixo peso ao nascer e identificar os fatores associados. MÉTODO: estudo transversal onde se analisaram 3220 declarações de nascidos vivos referentes aos partos ocorridos no município de Cruzeiro do Sul, Estado do Acre, no período de 2006 e 2007, de mães residentes nesta localidade. Na análise, utilizou-se regressão linear generalizada família Poisson ligação logarítmica com variância robusta, simples e múltipla. Adotou-se nível de significância de 0,10. RESULTADOS: a proporção de baixo peso ao nascer foi 9,13%. Os fatores associados ao baixo peso ao nascer foram: prematuridade; nascimento no domicílio; sexo feminino; idades maternas entre 12 e 13 anos, 16 e 17 anos, 18 e 19 anos, 35 e mais anos; realização de 1 a 3 consultas de pré-natal, crianças não brancas, mães sem ocupação fora do lar e mães solteiras. CONCLUSÃO: são poucos (ou nenhum) os fatores suscetíveis de mudança ou controle com ações isoladas de saúde. Estratégias de ampla abrangência são necessárias para a redução da proporção de baixo peso ao nascer em Cruzeiro do Sul, Acre e, uma vez ocorrido baixo peso ao nascer, atenção especial deve ser proporcionada à criança.

Keywords : baixo peso ao nascer; nascidos vivos; sistemas de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License