SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Fatores associados ao baixo peso ao nascer em município do norte do BrasilA unidade básica de saúde como espaço lúdico para educação e promoção da saúde infantil: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Bakhtin e os processos de desenvolvimento humano. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 745-756. ISSN 0104-1282.

A obra de Bakhtin tem sido apropriada não apenas pela Linguística, como também por diferentes áreas do conhecimento, como a Psicologia, a Educação e as Artes. Ao aproximarmos este autor do campo do desenvolvimento humano, podemos compreender de que modo o dialogismo e a polifonia podem ser evocados no diálogo com os contextos desenvolvimentais e com as práticas discursivas. Essa aproximação contribui para repensar o paradigma científico que contempla o desenvolvimento unicamente como uma sequência linear de estágios e aquisições maturacionais. Para além dessas considerações reducionistas, Bakhtin provoca o leitor para narrar o seu próprio desenvolvimento, que é sempre relacional, dialógico e posicionado.

Palavras-chave : dialogismo; polifonia; linguagem; desenvolvimento; Bakhtin.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License