SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Bakhtin e os processos de desenvolvimento humanoThe contribution of arterial versus venous vascular permeability in peritoneal fluid formation índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

GOULART, Bárbara Niegia Garcia de; LUCCHESI, Millena Citon  e  CHIARI, Brasilia Maria. A unidade básica de saúde como espaço lúdico para educação e promoção da saúde infantil: relato de experiência. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 757-761. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: apresentar relato de experiência de atividades lúdicas realizadas em sala de espera de unidade básica de saúde (UBS). MÉTODO: relato de experiência de atividades lúdicas realizadas em UBS sem histórico prévio de atuação fonoaudiológica. Logo no início das atividades, um novo serviço agregou-se à UBS e a proposta acabou sendo desenvolvida junto ao grupo (SACA - serviço de atendimento à criança e ao adolescente), o qual apresentava proposta semelhante. Além das atividades lúdicas, buscavam conversar com mães e gestantes sobre desenvolvimento infantil e orientações para manutenção da saúde infantil. A abordagem inicial das crianças foi feita utilizando jogos e brinquedos manufaturados, tais como blocos de encaixe, livros de histórias, bonecas e carrinhos de diversos tamanhos e cores, além de chocalhos e outros materiais mais específicos para crianças menores de um ano. RESULTADOS: os médicos relataram que as crianças participantes compareciam às consultas mais animadas. Também foi observado que muitas das crianças que participaram das atividades no dia em que tinham atendimento médico voltaram em outra data somente para participar das atividades da Brinquedoteca. Os pais e responsáveis que receberam orientações relataram que a experiência contribui para o desenvolvimento saudável de seus filhos. CONCLUSÃO: a criação de espaços educativos e preventivos no setor de saúde contribui para a melhoria da qualidade dos serviços e, consequentemente, a uma atenção diferenciada às crianças que os frequentam, promovendo a educação em saúde e direcionando o melhor tratamento indicado para cada caso, quando for necessário.

Palavras-chave : educação em saúde; atenção primária à saúde; unidade básica de saúde; linguagem; desenvolvimento da linguagem; saúde da criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License