SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3A unidade básica de saúde como espaço lúdico para educação e promoção da saúde infantil: relato de experiênciaPrevalência de enteroparasitas em município do interior paulista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

IVANECKY, Igor  e  BELIK, Jaques. The contribution of arterial versus venous vascular permeability in peritoneal fluid formation. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 762-768. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: o acúmulo de líquido peritoneal é um achado comum em muitas crianças com distúrbios abdominais e sua geração é secundária ao aumento da permeabilidade vascular. A contribuição da circulação arterial versus venosa para a formação de edema e acúmulo de líquido peritoneal é mal compreendida. Estudos realizados in vivo mais de duas décadas atrás, sugeriram que a vênulas são mais importantes que os vasos arteriais no processo de formação de edema. O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos das mudanças na pressão intravascular e a inflamação mediada pela bradicinina na permeabilidade venosa e vascular mesentérica de ratos. MÉTODO: artérias mesentéricas (MA) e veias (MV) foram montadas em cânulas de vidro, por via intravenosa preenchida com dextran fluorescentes e incremental pressurizado acima de seus valores fisiológicos in vivo. Permeabilidade vascular para dextrana foi determinada a 100, 200 e 300% de pressões fisiológicas. RESULTADOS: a permeabilidade vascular estava presente em todas as medidas para ambos os vasos e sua magnitude diretamente proporcional à pressão intravascular. A bradicinina (10-5 M) aumentou significativamente a permeabilidade da MV, mas não no MA. CONCLUSÃO: o acúmulo de líquido abdominal relacionado à doença inflamatória intestinal é mais provável de ser secundária a venosa, em oposição à fuga vascular arterial.

Palavras-chave : Permeabilidade capilar; músculo liso; vascular; Eedotélio vascular; Bradicinina; sistema cardiovascular.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License