SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Prevalência de enteroparasitas em município do interior paulistaSaúde bucal na Estratégia Saúde da Família no município de São Paulo: perspectiva do usuário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SILVA, Andréa Ramos da; FERREIRA, Terezinha de Freitas  e  TANAKA, Ana Cristina d'Andretta. História ginecológica e sintomatologia climatérica de mulheres pertencentes a uma unidade de saúde pública do Estado do Acre. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 778-786. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: o climatério é o período da vida das mulheres marcado por inúmeras transformações e mudanças, que caracterizam o término do período reprodutivo. OBJETIVO: descrever a história ginecológica e a sintomatologia de mulheres na pré, peri e pós-menopausa. MÉTODO: estudo transversal com 265 mulheres na faixa etária dos 35 aos 65 anos. Foram feitas análises descritivas segundo a história ginecológica e sintomatologia. Para análise bivariada, utilizou-se o teste qui-quadrado, adotando-se p<0,05. RESULTADOS: As médias de idade a menarca, número de gestações, número de filhos vivos e idade da menopausa foram de 13,3 anos, 3,5, 2,8 e 47,5 anos, respectivamente. A diminuição do desejo sexual, a tristeza, a dificuldade de concentração e o esquecimento apresentaram associação com a fase de perimenopausa (p<0,05). A irritação e as ondas de calor associaram-se estatisticamente (p<0,05) com as fases de peri e pós-menopausa. CONCLUSÃO: é imprescindível que a mulher possa expressar os sentimentos, relatar as dificuldades e receber informações pelos profissionais que a assistem sobre as modificações corporais e as suas implicações para a saúde.

Palavras-chave : climatério; menopausa; saúde da mulher.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License