SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3História ginecológica e sintomatologia climatérica de mulheres pertencentes a uma unidade de saúde pública do Estado do AcreO discurso do sujeito coletivo como eu ampliado: aplicando a proposta em pesquisa sobre a pílula do dia seguinte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

MUNKEVIZ, Mara Silvia Galletti  e  PELICIONI, Maria Cecilia Focesi. Saúde bucal na Estratégia Saúde da Família no município de São Paulo: perspectiva do usuário. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 787-797. ISSN 0104-1282.

O presente trabalho trata da recente inserção da saúde bucal no Programa Saúde da Família (PSF) identificando as opiniões, percepções e necessidades dos usuários adultos da UBS Vila Espanhola, município de São Paulo. Para sua realização foi feita uma pesquisa qualitativa, composta pelas seguintes etapas: observação sistemática das atividades da equipe de saúde bucal da UBS e entrevista com os usuários adultos, maiores de 18 anos, que tiveram algum tipo de atendimento odontológico na UBS nos últimos 6 meses. Na fase de análise optou-se pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Percebeu-se que a inserção do PSF aumentou o acesso da população estudada na região da UBS, o que trouxe maior demanda por serviços especializados em odontologia. Contudo, os usuários não estavam conseguindo utilizar esses serviços de atenção secundária em saúde bucal. Algumas insatisfações foram detectadas: a constante troca de dentistas na equipe, comprometendo o vínculo, assim como os critérios e prioridades nos atendimentos. A inserção da saúde bucal no PSF trouxe alguns avanços, porém precisa ser constantemente reavaliada para realmente conseguir atingir suas principais propostas, como a integralidade da atenção, a equidade, entre outras.

Palavras-chave : saúde bucal coletiva; Programa Saúde da Família; percepção do usuário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License