SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Saúde bucal na Estratégia Saúde da Família no município de São Paulo: perspectiva do usuárioDepressão materna e implicações sobre o desenvolvimento infantil do autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti; CORNETTA, Vitoria Kedy  e  ARAUJO, Sandra Dircinha Teixeira de. O discurso do sujeito coletivo como eu ampliado: aplicando a proposta em pesquisa sobre a pílula do dia seguinte. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 798-808. ISSN 0104-1282.

Discute-se aqui a utilização da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como possibilidade de superação de alguns impasses e insuficiências das pesquisas de opinião tradicionais. A proposta do Discurso do Sujeito Coletivo é de introduzir, com vistas a recuperar na escala coletiva, a integridade da opinião, como variável essencialmente discursiva, o que se chamou de primeira pessoa coletiva do singular, que configura a opinião como a expressão de um "eu ampliado". Assim, para fazer, por meio de uma pesquisa empírica, uma coletividade opinar, para que se possa conhecer a opinião coletiva expressada diretamente, será sempre preciso contornar o problema de que tal opinião coletiva precisa, necessariamente, ser reconstruída já que, de uma perspectiva estritamente positivista, só a opinião individual parece existir. Conclui-se com a idéia de que o pensamento das coletividades é um referente, descrito pelo DSC e interpretado pelo meta-discurso teórico.

Palavras-chave : pílula do dia seguinte; gravidez; adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License