SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Intra-and interobserver reproducibility in the cobb angle in scoliosis patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

SOUZA, Karina Emi Shigekawa de; SANKAKO, Andréia Naomi; CARVALHO, Sebastião Marcos Ribeiro de  and  BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido. Classificação do grau de comprometimento motor e do índice de massa corpórea em crianças com paralisia cerebral. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 11-20. ISSN 0104-1282.

Crianças com paralisia cerebral devido às desordens de movimento e postura podem ter o seu estado nutricional comprometido. Assim, este estudo tem como objetivo classificar o índice de massa corpórea de crianças com paralisia cerebral e verificar se existe relação com o grau de comprometimento da função motora grossa. Para tanto, participaram do estudo 20 crianças com paralisia cerebral, com idade entre dois e 14 anos, do sexo masculino e feminino, atendidas em um centro de reabilitação com acompanhamento de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Todas foram classificadas de acordo com a escala de classificação da função motora grossa. Foram realizadas as medidas antropométricas de cada criança: peso; comprimento calcanhar-joelho; estatura estimada e índice de massa corpórea. O índice de massa corpórea foi classificado de acordo com o percentil do índice de massa corpórea de crianças e adolescentes do Center for Disease Control and Prevention. Os dados obtidos não permitiram identificar relação entre a classificação da função motora grossa e índice de massa corpórea. Talvez o número reduzido de participantes e o fato de todas as crianças serem acompanhadas em ambulatório de disfagia e, quando necessário em ambulatório de nutrição, possam ter influenciado esses resultados.

Keywords : criança; paralisia cerebral; índice de massa corporal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License