SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Classification of gross motor function injury and body mass índex in children with cerebral palsyNutritional status and gross motor development of infants between six and eighteen months of age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

SPERANDIO, Fabiana Flores; TAVARES, Graziela Morgana Silva  and  SANTOS, Gilmar Moraes. Reprodutibilidade intra e interobservadores no ângulo de cobb em indivíduos escolióticos. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 21-29. ISSN 0104-1282.

o objetivo deste estudo é analisar a variabilidade intra e interobservador do método de Cobb em indivíduos escolióticos. Foram avaliadas trinta e quatro radiografias de sujeitos com escoliose para mensuração do ângulo de Cobb. A avaliação intraobservador foi realizada por um avaliador, enquanto a avaliação interobservador foi realizada por três avaliadores. Foram controlados possíveis erros intrínsecos e extrínsecos de mensuração, mas não houve a pré-seleção das vértebras que caracterizam a escoliose. A concordância intra e interobservador foi avaliada pelo coeficiente de correlação de Pearson (p < 0,05). Não houve diferenças significativas de julgamento na condição intra e interobservadores. A magnitude dos coeficientes de correlação oscilou de bom até excelente nos níveis torácico e tóraco-lombar. Na coluna lombar não houve correlação em ambas as condições.

Keywords : escoliose; ângulo de Cobb; reprodutibilidade inter e intra-observador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License