SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Classificação do grau de comprometimento motor e do índice de massa corpórea em crianças com paralisia cerebralEstado nutricional e desenvolvimento motor grosso de lactentes entre seis e dezoito meses de idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SPERANDIO, Fabiana Flores; TAVARES, Graziela Morgana Silva  e  SANTOS, Gilmar Moraes. Reprodutibilidade intra e interobservadores no ângulo de cobb em indivíduos escolióticos. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 21-29. ISSN 0104-1282.

o objetivo deste estudo é analisar a variabilidade intra e interobservador do método de Cobb em indivíduos escolióticos. Foram avaliadas trinta e quatro radiografias de sujeitos com escoliose para mensuração do ângulo de Cobb. A avaliação intraobservador foi realizada por um avaliador, enquanto a avaliação interobservador foi realizada por três avaliadores. Foram controlados possíveis erros intrínsecos e extrínsecos de mensuração, mas não houve a pré-seleção das vértebras que caracterizam a escoliose. A concordância intra e interobservador foi avaliada pelo coeficiente de correlação de Pearson (p < 0,05). Não houve diferenças significativas de julgamento na condição intra e interobservadores. A magnitude dos coeficientes de correlação oscilou de bom até excelente nos níveis torácico e tóraco-lombar. Na coluna lombar não houve correlação em ambas as condições.

Palavras-chave : escoliose; ângulo de Cobb; reprodutibilidade inter e intra-observador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License