SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Estado nutricional e desenvolvimento motor grosso de lactentes entre seis e dezoito meses de idadeEstratégias para a avaliação de um material educativo em saúde ocular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SILVA, Raimundo Arão  e  MAGALHAES, Celina Maria Colino. Crenças sobre práticas: estudo sobre mães primíparas de contexto urbano e não-urbano. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 39-50. ISSN 0104-1282.

A literatura sobre cognições parentais tem indicado que mães de diferentes contextos e com diferenças no nível de escolaridade tendem a diferir quanto as suas crenças. O presente estudo teve como objetivo investigar as cognições parentais em mães de dois contextos diferentes. A amostra foi formada por 100 mães primíparas, sendo 50 de contexto urbano e 50 de contexto não-urbano. As participantes responderam ao Questionário de Crenças sobre práticas maternas. Os dados foram analisados de acordo com as categorias propostas pelos autores dos instrumentos. Os resultados indicaram que as mães dos dois contextos diferiram quanto a idade, escolaridade e valor dos escores na avaliação de crenças sobre práticas. O nível de escolaridade materna correlacionou-se positivamente com a idade, com os escores da avaliação das práticas. Foi verificado que as mães dos dois contextos assemelham-se quanto ao nível de importância atribuído a algumas práticas, mas diferenciam-se em relação a outras e que apresentam a mesma ordem de valorização das dimensões de crenças. Os resultados encontrados corroboram dados da literatura nacional que tem indicado que as mães brasileiras tendem a valorizar práticas relacionadas a estimulação. Estes resultados contribuem para a ampliação da compreensão das cognições de mães brasileiras e para fortalecer as evidencias dos efeitos do contexto e da escolaridade sobre as cognições parentais.

Palavras-chave : cognições parentais; crenças; metas e estratégias de socialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License