SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Crenças sobre práticas: estudo sobre mães primíparas de contexto urbano e não-urbanoComportamento parental e o papel do pai no desenvolvimento infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

ZOMBINI, Edson Vanderlei  e  PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Estratégias para a avaliação de um material educativo em saúde ocular. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 51-58. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: verificar a percepção e as opiniões de profissionais da saúde e da educação sobre um manual de saúde ocular destinado ao desenvolvimento de ações de educação e promoção da saúde. MÉTODO: optou-se por utilizar a técnica de grupo focal da metodologia qualitativa. Os dados obtidos em 4 grupos focais realizados foram agrupados nas seguintes categorias: a importância do estudo; a apresentação do material; a complexidade do assunto; a motivação e os resultados foram analisados por meio da análise do conteúdo de Bardin. RESULTADOS: os profissionais consideraram importante o assunto abordado e mostraram-se motivados a utilizarem o material como apoio pedagógico em suas atividades. Foram feitas várias sugestões, com destaque para a melhoria na redação do capítulo referente às estruturas do aparelho ocular, que se mostrava muito complexo e de difícil compreensão. CONCLUSÕES: no processo de elaboração de manuais destinados à educação em saúde é extremamente importante que o mesmo seja avaliado preferencialmente pelo público receptor a que o material se destina para que se consiga alcançar o objetivo proposto. A utilização da técnica de Grupo Focal para avaliação deste manual mostrou ser um instrumento sensível à detecção das opiniões e percepções dos profissionais sobre o material educativo elaborado, apresentando maior possibilidade de atender aos seus objetivos.

Palavras-chave : educação em saúde; promoção da saúde; saúde ocular; capacitação em serviço; educação continuada; avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License