SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Strategies for evaluation of an educational material in eye healthThe interference of asthma in children's everyday author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

MANFROI, Edi Cristina; MACARINI, Samira Mafioletti  and  VIEIRA, Mauro Luis. Comportamento parental e o papel do pai no desenvolvimento infantil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 59-69. ISSN 0104-1282.

Este artigo tem o objetivo de discutir o cuidado parental e o papel do pai no desenvolvimento infantil, a partir da perspectiva teórica da psicologia evolucionista. O cuidado parental foi abordado enfatizando-se seu caráter interacionista, com relação a seus aspectos biológicos e culturais. Além das especificidades do papel dos pais no comportamento parental, foram discutidas as características das crianças que influenciam neste cuidado. Na última seção do artigo foram focalizadas as características do cuidado paterno e sua influência no desenvolvimento infantil. Concluiu-se o cuidado parental tem especificidades em relação ao comportamento da mãe e do pai, que podem ser explicadas pelas perspectivas biológicas e culturais. Nesse sentido, para se compreender o comportamento parental é necessário considerar a história filogenética de espécie humana e também o contexto histórico e sociocultural onde a família está inserida.

Keywords : cuidado parental; comportamento parental; psicologia evolucionista; cuidado paterno; pai.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License