SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Parental behavior and the role of father in the child developmentInstruments of evaluation of child development of premature newborns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

TRINCA, Marisa Augusta; BICUDO, Isabel M. P.  and  PELICIONI, Maria Cecília F.. A interferência da asma no cotidiano das crianças. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 70-84. ISSN 0104-1282.

A asma é responsável pelo acometimento de grande número de crianças em nosso meio, o que a torna uma das doenças de maior relevância na infância. O objetivo investigar a interferência da asma no cotidiano das crianças e identificar a representação que elas e seus pais fazem da doença. Adotou-se uma metodologia qualitativa capaz de evidenciar, com base na fala dos sujeitos, a Representação Social da doença. Para tanto foram realizadas entrevistas com 45 crianças em idade escolar matriculadas na rede pública da cidade de São Paulo, bem como com seus pais e/ou responsáveis. Na análise foram identificadas as representações sociais dessa população, utilizando-se o Método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados desta pesquisa revelaram o conhecimento adequado das interferências da asma no cotidiano da criança, contribuindo para o enfrentamento de suas repercussões negativas e para elaboração de estratégias de promoção da saúde e qualidade de vida dessas crianças. Essas questões quando conhecidas e compreendidas, trazem alertas à equipe médica responsável pela criança asmática, dada a relação intrínseca entre a representação construída da doença pela criança asmática e por seus pais e a maneira como se sente e interage com o mundo e com a sociedade à qual pertence.

Keywords : Asma; promoção da saúde; representação social; criança; escola; qualidade de vida; cotidiano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License