SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Comportamento parental e o papel do pai no desenvolvimento infantilInstrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil de recém-nascidos prematuros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

TRINCA, Marisa Augusta; BICUDO, Isabel M. P.  e  PELICIONI, Maria Cecília F.. A interferência da asma no cotidiano das crianças. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 70-84. ISSN 0104-1282.

A asma é responsável pelo acometimento de grande número de crianças em nosso meio, o que a torna uma das doenças de maior relevância na infância. O objetivo investigar a interferência da asma no cotidiano das crianças e identificar a representação que elas e seus pais fazem da doença. Adotou-se uma metodologia qualitativa capaz de evidenciar, com base na fala dos sujeitos, a Representação Social da doença. Para tanto foram realizadas entrevistas com 45 crianças em idade escolar matriculadas na rede pública da cidade de São Paulo, bem como com seus pais e/ou responsáveis. Na análise foram identificadas as representações sociais dessa população, utilizando-se o Método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados desta pesquisa revelaram o conhecimento adequado das interferências da asma no cotidiano da criança, contribuindo para o enfrentamento de suas repercussões negativas e para elaboração de estratégias de promoção da saúde e qualidade de vida dessas crianças. Essas questões quando conhecidas e compreendidas, trazem alertas à equipe médica responsável pela criança asmática, dada a relação intrínseca entre a representação construída da doença pela criança asmática e por seus pais e a maneira como se sente e interage com o mundo e com a sociedade à qual pertence.

Palavras-chave : Asma; promoção da saúde; representação social; criança; escola; qualidade de vida; cotidiano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License