SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1The interference of asthma in children's everydayClinical and epidemiological profile of children and adolescents who live with spina bifida author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

SILVA, Naíme Diane Sauaia Holanda et al. Instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil de recém-nascidos prematuros. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.1, pp. 85-98. ISSN 0104-1282.

A melhoria significativa dos cuidados intensivos neonatais causou uma redução na mortalidade em necém-nascidos de risco e, portanto, um aumento de sua morbidade, o que realçou a importância da avaliação do desenvolvimento dessas crianças. Esta revisão de literatura foi desenhada para identificar os principais instrumentos indicados para avaliar o desenvolvimento dos pré-termos. As bases de dados utilizadas foram Medline, Lilacs, Scielo, manuais dos instrumentos e livros na área de Pediatria por apresentarem maiores detalhes sobre os instrumentos e não estabelecer limite de tempo, pois o objetivo da pesquisa foi identificar desde os instrumentos mais antigos até os publicados recentemente. Foram identificados 11 instrumentos de avaliação do desenvolvimento publicados desde 1947 a. O conhecimento dessas escalas e dos testes pode ajudar aos profissionais de saúde e pesquisadores que trabalham com o desenvolvimento de crianças prematuras, pois constituem uma ferramenta adicional durante o processo de avaliação. A escolha do instrumento de avaliação deve ser realizada em acordo com as necessidades de cada criança. Podendo ser utilizados para a triagem, diagnóstico, planejamento e acompanhamento do tratamento.

Keywords : prematuridade; desenvolvimento infantil; avaliação do desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License